Coluna #BlogPautaPolítica: População e comerciantes reclamam do comércio informal no Recife


População e comerciantes reclamam do comercio informal - O ordenamento do comércio de ambulantes nas ruas do Recife, principalmente na Avenida Conde da Boa Vista, no centro da capital pernambucana, é uma questão que mexe com toda a cidade, obrigando a administração municipal intensificar a fiscalização e planejar ações que oportunize o comércio livre para todos. Se por um lado, falta emprego com carteira assinada, por outro, pedestres reclamam da falta de espaço na calçadas para transitar e comerciantes formais estabelecidos criticam da concorrência desleal. Muitos ambulantes atuam há décadas na área e outros tem ingressado na atividade pensando ser algo apenas temporário, pois as profissões criativas tem ganhado espaço no mercado informal. Já algumas empresas aproveitam o "libera geral" e  também ocupam as ruas com distribuições de panfletos até equipamentos nas calçadas. A Prefeitura do Recife terá um grande desafio para requalificar a principal via da Boa Vista, "será humanizada e mais segura para pedestres e passageiros do transporte público. Obras terão início em 2019 e duram um ano", promessa da atual gestão.

Prefeitura do Recife apresenta projeto da Nova Conde da Boa Vista - Principal corredor de ônibus e de pedestres do Recife, a Avenida Conde da Boa Vista passará por uma grande requalificação promovida pela Prefeitura do Recife. A humanização da via guiou os estudos, que tiveram início em 2016 e foram realizados pela Secretaria de Infraestrutura e Habitação e Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc). Os detalhes da intervenção foram anunciados na última quinta-feira (8), em um coletiva de imprensa. O investimento da gestão municipal na requalificação será de cerca de R$ 15 milhões. Para viabilizar o início das mudanças, duas licitações foram publicadas no Diário Oficial do Município, nos dias 1º e 6 de novembro, referentes aos passeios públicos e à iluminação, respectivamente. A obra será realizada pela Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb). Com a Nova Conde da Boa Vista, os pedestres, passageiros do transporte coletivo e condutores de veículos particulares vão ter uma avenida mais acolhedora, arborizada e eficiente no seu dia a dia. Ciclistas também vão ser beneficiados e poderão chegar à avenida com mais segurança pelas rotas instaladas no entorno.

Comércio Popular - Essa será mais uma questão que o projeto da Nova Conde da Boa Vista vai priorizar. Os ambulantes cadastrados pela Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) poderão trabalhar nos fiteiros dispostos ao longo da Conde da Boa Vista ou nos centros de comércio localizados nas ruas da Saudade e 7 de Setembro, que serão entregues em 2019. Todos deverão comercializar em equipamentos e locais definidos pela pasta, com o objetivo de preservar a mobilidade dos pedestres. O secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga, comemora mais essa melhoria. “Esse é um momento importante para toda a cidade. Discutimos bastante essas mudanças e o nosso objetivo é resgatar o centro da cidade e o bairro da Boa Vista. O projeto é um convite para as pessoas viverem a cidade, valorizando o centro, sem esquecer a mobilidade dos pedestres e da eficácia do transporte público.”

Postagens mais visitadas deste blog

Reitora da UFRPE e secretário de Educação realizam reunião sobre creche escola em Dois Irmãos

Rodrigo Coutinho inicia reuniões da Comissão Especial do Plano Diretor do Recife na Câmara

TCE alerta DER para irregularidades na execução de contrato da BR-101

Após polêmica, Comissão de Cidadania define Juntas na presidência

Coluna do #BlogPautaPolítica

Em primeiro discurso na ALEPE, João Paulo Costa destaca prioridades do seu mandato

Coluna do #PautaPolíticaPE

"Vocês são considerados bandidos e assassinos", disse deputado ao presidente da Vale

Casal de bonecos, Zé Pereira e Vitalina, fazem tradicional viagem de barco pelo Velho Chico para anunciar o Carnaval

Wanderson Florêncio defende parque na Zona Sul do Recife e enfrenta protestos