Coluna #PautaPolíticaPE desta terça

PPS e Livres entram com ação contra extinção de delegacia de combate à corrupção - O diretório do PPS em Pernambuco em conjunto com o movimento Livres entrou com uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI) junto ao Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) contra a extinção da Delegacia de Crimes contra a Administração e Serviços Públicos (Decasp), medida tomada pelo governo do Estado de Pernambuco, após aprovação na Assembleia Legislativa do Estado (Alepe). Segundo o presidente estadual do PPS, deputado federal Daniel Coelho, a Decasp tem o apoio da população, vem realizando um importante trabalho de combate à corrupção e não há sentido algum na extinção de um órgão que execute um serviço tão essencial para a sociedade. “A população apoia as ações da polícia no sentido de combater a corrupção, de prender aqueles que estão desviando os recursos, tirando dinheiro que iria para a saúde, a educação e a segurança. Não há sentido algum na extinção de um órgão que tem realizado tão importante”, destaca Daniel. Para Karla Falcão, liderança do Livres, "a extinção da Descasp por meio de uma tramitação acelerada na Alepe, que não seguiu o devido processo legislativo, afastou a sociedade civil da discussão de uma medida que, da forma como foi aprovada, provoca um retrocesso inconstitucional no combate à corrupção em nosso Estado. A extinção de uma delegacia que resultou em 49 prisões por crimes de corrupção não pode ser vista como um avanço em nenhum lugar do mundo".

Deputado Augusto Coutinho recebe título de cidadão petrolandense - Após ser majoritário nas eleições 2018 em Petrolândia, com 2,7 mil votos, o deputado federal reeleito Augusto Coutinho (Solidariedade) participou de solenidade na Câmara dos vereadores do município na última sexta-feira (9) para receber o título de cidadão petrolandense. A proposição do vereador Silvio Rogério (SD) busca reconhecer a contribuição do engenheiro civil recifense em todas as cidades do Sertão de Itaparica, através de sua atuação parlamentar em dois mandatos como deputado federal e dois como deputado estadual. O Sertão de Itaparica constitui o maior reduto eleitoral de Augusto Coutinho, após a Região Metropolitana do Recife. “É sempre um prazer vir a Petrolândia e observar com meus próprios olhos os avanços que conseguimos ajudar a promover. Fico honrado em receber esse título, que representa de forma muito carinhosa o apoio e o reconhecimento que sempre sentimos nas ruas do município”, afirma o parlamentar. Na região, as atividades são coordenadas junto ao deputado estadual Alberto Feitosa, também do Solidariedade e também contemplado com o título na ocasião.

Lançamento das propostas do Recife de Luta para o Plano Diretor - Nesta quarta-feira (amanhã, 14/11), às 9h, a Articulação Recife de Luta vai apresentar a público a sua Lista de Propostas Inegociáveis para a revisão do Plano Diretor do Recife. Cerca de 40 organizações se juntaram para definir proposições de criação de novas zonas de proteção social e cultural, fortalecimento das ZEIS, promoção de habitação social no centro, avaliação regular dos impactos das novas construções, promoção de uma mobilidade urbana acessível, segura e democrática e o fortalecimento de instâncias de planejamento participativo, entre outras questões. A coletiva de lançamento das Propostas Inegociáveis para o Plano Diretor do Recife, será na sede da Habitat para a Humanidade - Rua São Gonçalo, 118 - Boa Vista, no Recife.