Coluna #BlogPautaPolítica deste sábado


Pacientes denunciam falta de medicamento na Farmácia do Estado de Pernambuco - Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) continuam denunciando a falta de medicamentos, principalmente ao tratamento de Ictiose Lamelar. Os pacientes reclamam que há meses o medicamento Acitretina, que é utilizado para tratamento da doença, está em falta. Relato de uma outra usuária diz que sem o uso contínuo do medicamento Acitretina os sintomas da doença traz complicações graves aos pacientes. Eles alegam que há mais de dois meses estão sem resposta quando o governo do estado vai garantir os medicamentos.


Falta medicação para HIV/Aids e exame para carga viral em Pernambuco - Pouco mais de um mês depois de denunciar ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) a falta do medicamento Biovir, usado para tratar a Aids, a Gestos – Soropositividade, Comunicação e Gênero recebe nova denúncia de que estão faltando dois remédios que fazem parte do coquetel para tratamento do HIV/Aids. No Hospital Correia Picanço começou a faltar o Efafirenze esta semana, enquanto no IMIP há mais de 15 dias está faltando o Darunavir. Este último é considerado um medicamento de “resgate” - quando todos os outros medicamentos já não estão mais demonstrando resultado. Outra denúncia recebida pela Gestos é de que estão faltando kits para realização dos exames CD4 e de carga viral nos laboratórios estadual (Lacen) e no municipal do Recife (Julião Paulo). Estes são exames essenciais para a contagem de células e medição da quantidade de vírus no organismo – importantes para a definição e continuação do tratamento do HIV/Aids.


Caso da falta de medicamentos na Farmácia do Estado vira inquérito civil no MPPE - Segundo informações da Promotoria de Justiça da Saúde da Capital, há no momento três ações referentes a falta de medicamentos no estado: Ação referente à falta de antirretrovirais (tratamento de HIV/AIDS); Ação referente à falta de Bosentana (tratamento de hipertensão pulmonar arterial); e Ação referente à falta de Herceptin (tratamento de câncer de mama). Além desses medicamentos, o MPPE acompanha de forma global a situação do abastecimento da Farmácia do Estado por meio de um inquérito civil.

Postagens mais visitadas deste blog

Coluna do #PautaPolíticaPE

Paulo Câmara anuncia o segundo escalão do Governo de Pernambuco

Coluna do #BlogPautaPolítica

João Fernando Coutinho terá grupo político participando das eleições 2020 para prefeitura de Pesqueira

Grupo repudia tentativas de censura na Paixão de Cristo de Casa Amarela em Recife

Produção de petróleo e gás natural em 2018

2ª semana de janeiro tem superávit de US$ 1,766 bilhão na balança comercial brasileira

Silvio Costa Filho propõe criação de Frente Parlamentar em defesa do Pacto Federativo

Coluna do #PautaPolíticaPE

Paulo Câmara recebe senadores para debater projetos prioritários para Pernambuco