Coluna #BlogPautaPolítica deste sábado


Pacientes denunciam falta de medicamento na Farmácia do Estado de Pernambuco - Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) continuam denunciando a falta de medicamentos, principalmente ao tratamento de Ictiose Lamelar. Os pacientes reclamam que há meses o medicamento Acitretina, que é utilizado para tratamento da doença, está em falta. Relato de uma outra usuária diz que sem o uso contínuo do medicamento Acitretina os sintomas da doença traz complicações graves aos pacientes. Eles alegam que há mais de dois meses estão sem resposta quando o governo do estado vai garantir os medicamentos.


Falta medicação para HIV/Aids e exame para carga viral em Pernambuco - Pouco mais de um mês depois de denunciar ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) a falta do medicamento Biovir, usado para tratar a Aids, a Gestos – Soropositividade, Comunicação e Gênero recebe nova denúncia de que estão faltando dois remédios que fazem parte do coquetel para tratamento do HIV/Aids. No Hospital Correia Picanço começou a faltar o Efafirenze esta semana, enquanto no IMIP há mais de 15 dias está faltando o Darunavir. Este último é considerado um medicamento de “resgate” - quando todos os outros medicamentos já não estão mais demonstrando resultado. Outra denúncia recebida pela Gestos é de que estão faltando kits para realização dos exames CD4 e de carga viral nos laboratórios estadual (Lacen) e no municipal do Recife (Julião Paulo). Estes são exames essenciais para a contagem de células e medição da quantidade de vírus no organismo – importantes para a definição e continuação do tratamento do HIV/Aids.


Caso da falta de medicamentos na Farmácia do Estado vira inquérito civil no MPPE - Segundo informações da Promotoria de Justiça da Saúde da Capital, há no momento três ações referentes a falta de medicamentos no estado: Ação referente à falta de antirretrovirais (tratamento de HIV/AIDS); Ação referente à falta de Bosentana (tratamento de hipertensão pulmonar arterial); e Ação referente à falta de Herceptin (tratamento de câncer de mama). Além desses medicamentos, o MPPE acompanha de forma global a situação do abastecimento da Farmácia do Estado por meio de um inquérito civil.