Coluna #BlogPautaPolítica: Governadora Fátima Bezerra será a única mulher a chefiar um Executivo estadual


Fátima Bezerra será a única mulher a chefiar um Executivo estadual - A governadora eleita do Rio Grande do Norte, senadora Fátima Bezerra (PT), anunciou os nomes do deputado Fernando Mineiro e do economista Raimundo Alves, respectivamente para a Secretaria de Gestão de Projetos e Articulação Institucional (Segai) e para o Gabinete Civil do Governo do Estado. O geógrafo e consultor ambiental Leonlene Aguiar será o novo diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema) e João Maria Cavalcanti, engenheiro civil, para a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). O nome do Turismo no governo de Fátima Bezerra será Ana Maria Costa, profissional com reconhecida atuação na área há pelo menos 18 anos, comandará a Secretaria de Turismo do RN (Setur) e o ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, será o secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec) do Governo Fátima BezerraOs outros nomes dos futuros auxiliares da administração estadual são Luiz Antônio Marinho, para a Procuradoria Geral do Estado (PGE), Íris Oliveira, para a Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas), Virgínia Ferreira para a Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos, Guilherme Saldanha, para a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape), Crispiniano Neto e de Alexandre Lima, respectivamente para a Fundação José Augusto (FJA) e Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (SEDRAF), atual Seara. 



Direitos Humanos e Sistema Penitenciário - A governadora eleita do RN, senadora Fátima Bezerra, designou a promotora de Justiça aposentada Arméli Brennand para assumir a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania (Sejuc). A estrutura da Sejuc será mantida neste início de governo até que a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprecie o projeto de lei que será encaminhado pelo Poder Executivo para desmembrar a Secretaria em Administração Penitenciária (Sape) e em Mulheres, Cidadania e Direitos Humanos (SMDH).


Equipe econômica apresenta diagnóstico - A equipe econômica da transição que representa a governadora eleita Fátima Bezerra apresentou em coletiva de imprensa, um diagnóstico da situação fiscal do Rio Grande do Norte. Os futuros secretários Aldemir Freire (Planejamento e Finanças) e Carlos Eduardo Xavier (Tributação); o futuro diretor-presidente da Caern, Roberto Sérgio Linhares; e a economista Luciana Targino apontaram um cenário preocupante, cuja estimativa de déficit chega R$ 2,7 bilhões. Somente com a dívida no âmbito da previdência a projeção chega à casa de R$ 1,8 bilhão.


Liderança do Governo Fátima fica com George Soares - O deputado estadual George Soares será o líder da governadora eleita Fátima Bezerra na Assembleia Legislativa. A oficialização do convite ocorreu nesta sexta-feira (28). “Conto com George, um jovem e atuante parlamentar, para ser o porta-voz do nosso Governo no legislativo e para defender as iniciativas que encaminharemos em prol da população do Rio Grande do Norte”, disse Fátima.