Conferência Metropolitana de Transporte será retomada nesta quinta-feira

O Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM) retoma, nesta quinta-feira (06), as atividades da 3ª Conferência Metropolitana de Transporte. O encontro teve início no dia 12 de junho, mas foi suspenso devido a não aprovação do seu regimento, peça fundamental para a continuidade do processo. Agora, os 120 delegados eleitos nas reuniões preparatórias realizadas no mês de maio se reúnem novamente com o objetivo de apresentar propostas para o transporte público de passageiros na Região Metropolitana e escolher os novos conselheiros que irão representar a sociedade civil nas próximas reuniões do CSTM. O evento acontece no Hotel Jangadeiro, em Boa Viagem, a partir das 8h.

A Conferência, além de ser um espaço para discutir as melhorias do transporte, é também o local onde serão eleitos os representantes e suplentes que irão compor o CSTM nas seguintes categorias: usuário comum, estudante e gratuidade (pessoas idosas e pessoas com deficiência). Esta edição tem como tema “Mobilidade: desafio das grandes metrópoles”, e contará com três eixos temáticos, são eles: Custo do Sistema; Novas Tecnologias; e Fiscalização e Acessibilidade da frota do STPP. Cada eixo deverá contar com a participação de até 30% de delegados de cada segmento. A escolha pelo eixo deverá se dar no momento do credenciamento. Para aqueles que forem participar como observadores estão garantidos três participantes por eixo.

Os participantes da 3ª Conferência serão distribuídos em duas categorias: delegados com direito a voz e voto (sendo estes com poder de escolha na eleição dos representantes do CSTM); e nove observadores com direito a voz, sem direito a voto. A solicitação para se cadastrar deverá ser feita antecipadamente, por meio da Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158). Como a Conferência foi suspensa, ela deverá ser retomada de onde parou. Ou seja, da leitura do regimento. Sendo assim, o encontro será constituído de plenária de trabalho, grupos de trabalho e plenária final. A diferença para o primeiro momento, realizado em junho, é que será feito um novo credenciamento, uma vez que todos os delegados foram reconvocados. Após o credenciamento, os delegados estão habilitados a participarem do evento, com direito a voz e voto, não sendo permitida a participação de delegados não-credenciados.

A plenária de trabalho tem como meta esclarecer sobre os objetivos da Conferência, além de apresentar o tema principal e aprovar o regimento interno. Na ocasião, haverá três grupos de trabalho com a função de apresentar até 10 propostas por grupo para o Sistema de Transporte Público da RMR. Já a plenária final terá como finalidade aprovar as propostas elaboradas nos grupos de trabalho e eleger os conselheiros para o CSTM.