Conselho dos Direitos da Mulher de Pernambuco abre as portas para a 12ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos

A Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher-PE) e a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) convidam todas e todos para participar da 12ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos em homenagem ao ator Milton Gonçalves. A série de filmes, que será exibida nos dias 12, 14 e 17 próximos, faz parte das ações dos 16 Dias de Ativismo pelo fim da Violência contra a Mulher e celebra os 70 Anos da Declaração Universal de Direitos Humanos, além dos 30 Anos da Constituição Federal de 1988. O evento acontece no auditório do Conselho dos Direitos da Mulher de Pernambuco (Cedim-PE), localizado na Rua Alfredo Lisboa, 188, no bairro do Recife.

A amostra em homenagem ao ator Milton Gonçalves é com entrada franca para acesso aos filmes Rainha Diaba, Carandirú, Eles Não Usam Black Tie, Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia e O Que é Isso Companheiro. Os filmes dispõem de recursos de acessibilidade como audiodescrição, legenda descritiva e janela de libras – tecnologias assistivas para garantir a entrada dos mais diversos públicos, e integra o Calendário de Ação dos 16 Dias de Ativismo pelo fim da Violência contra a Mulher.

O evento tem a finalidade de fortalecer práticas individuais e coletivas em favor da promoção e da defesa dos Direitos Humanos, formando novas audiências para ampliar o olhar e a percepção dos espectadores sobre os debates e temas abordados nos filmes exibidos em sessões promovidas pelos apoiadores e redes mobilizadoras dos circuitos não formais de exibição dessas realizações audiovisuais.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos é uma das propostas mais importantes do século XX, na qual a Constituição Federal Brasileira se inspirou para o avanço dos Direitos Humanos no Brasil por meio de políticas públicas.

A mostra de Cinema e Direitos Humanos é um exemplo dessas políticas públicas que por mais de uma década tem contribuído para a consolidação da Cultura e da Educação em Direitos Humanos através do uso da linguagem audiovisual para ampliação dos espaços de informação e debate sobre essa temática.

A SecMulher-PE tem promovido, há 12 anos, políticas públicas garantidoras dos Direitos das Mulheres em Pernambuco, vem este ano de 2018, em parceria com a Fundaj, reafirmar o seu compromisso com os direitos humanos e liberdades fundamentais de todas as pessoas. A secretaria também contribui com a ampliação dos espaços de exibição e de informação e debate para a Educação em Direitos Humanos – esse processo sistemático e multidimensional que orienta e forma mulheres e homens sujeitos de direitos abrindo as portas do auditório do Cedim-PE para novas audiências da 12ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos.