Pensionistas reclamam de morosidade na análise de processos previdenciários e cobram agilidade do INSS


Os pensionistas do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) reclamam da lentidão dos processos, dos trâmites administrativos e da falta de informação, inclusive durante atendimento presencial. Nas agências do INSS e nas redes sociais, encontramos usuários com muitas reclamações sobre atendimento, demora no processamento de recursos e até a falta de resposta em relação aos processos. Desde que os requerimentos e recursos de benefícios previdenciários protocolados na agência deixaram de ser físicos (no papel) e passaram a ser virtuais. Existe situação que o próprio acompanhamento pode ser feito pelo e-Recursos, mesmo assim, tem gerado bastante reclamações.



Ou quando ocorre algo além disso, como por exemplo, uma advogada denúncia esquema de corrupção e fraude cometido por funcionários numa agência do INSS no bairro de Areias em Recife.  A advogada Aline Maciel relatou a situação através de uma transmissão ao vivo pela rede social e fez grave denuncia contra o INSS de Areias. Confira o desdobramento do caso e a repercussão que até virou reportagem da TV Globo:


Com a modernização e o uso da tecnologia, esperava-se mais agilidade na análise dos processos previdenciários em trâmite no INSS, porém, tem casos que já fazem mais de 6 meses sem nenhuma movimentação ou analise por parte do órgão. Além disso, uma maior segurança na garantia dos direitos dos pensionistas.