Coluna do #BlogPautaPolítica


Crise do RN será enfrentada com trabalho e governo de Fátima recuperará a credibilidade do estado - A governadora Fátima Bezerra (PT) decretará calamidade no Rio Grande do Norte. "Por decreto governamental, iremos decretar o estado de calamidade financeira do Estado, reavaliar licitações, revisar contratos e restos a pagar não processados, reduzir aluguéis e proibir aumento de despesas com novos contratos e aditivos", declarou Fátima. A governadora detalhou no twitter que criará comitês para pensar alternativas. "Também iremos criar o Comitê de Gestão e Eficiência para monitorar a contenção de despesas no Governo; retornar aos órgãos de origem servidores cedidos e criar o Comitê Estadual de Negociação Coletiva com os Servidores Públicos Estaduais". Fátima ainda tuitou que  reduzirá o horário de expediente. "Criaremos, ainda, horário excepcional de expediente, válido por 180 dias. Servidores com 40h passarão a 30h e aqueles com jornadas de 30h trabalharão das 8h às 12h30, excetuando serviços de ensino, saúde e segurança, sem redução da remuneração e revisão nos contratos". A crise no RN não será fácil. No entanto, a única mulher a chefiar o Poder Executivo estadual e sua equipe de confiança tem competência e força de vontade para dar um vira volta nessa situação que o estado vivencia. Por isso, o governo de Fátima e o povo potiguar enfrentará a crise com muito trabalho para poder recuperar as financias e a credibilidade, se tornando referência para toda região do Nordeste.


Posse da nova equipe do governador Paulo Câmara - Daqui a pouco, a partir das 16h, o governador Paulo Câmara (PSB) dará posse dos novos secretários estaduais para o segundo mandato do socialista. A solenidade acontecerá no Jardim do Palácio do Campo das Princesas, no Centro do Recife. Nos bastidores, andam comentando que a cerimonia será bastante prestigiada e bem rápida.


Renúncias de membros do Conselho de Administração da Petrobras - A Petrobras informa que o Presidente do Conselho de Administração Sr. Luiz Nelson Guedes de Carvalho e o Conselheiro Francisco Petros Oliveira Lima Papathanasiadis apresentaram, ontem (1/1), suas renúncias aos cargos de Presidente e de membro do Conselho de Administração da companhia, respectivamente, bem como aos Comitês do Conselho dos quais faziam parte. A companhia também informa que, por decisão do Conselho de Administração, o Conselheiro Jerônimo Antunes exercerá interinamente as funções da presidência do Conselho. Jerônimo Antunes é membro do Conselho de Administração da Petrobras desde julho de 2015, membro do Comitê de Auditoria desde setembro de 2015 e Presidente deste Comitê desde agosto de 2016. Adicionalmente, é Presidente do CAE do Conglomerado Petrobras. Foi também membro do Conselho de Administração e Presidente do Comitê de Auditoria Estatutário da Petrobras Distribuidora S.A. - BR. A cerimônia de posse de Roberto Castello Branco como novo presidente da Petrobras será realizada nesta quinta-feira (3/1), às 16h, no Edifício Sede da companhia, no Rio de Janeiro.