Coluna do #BlogPautaPolítica

Foto: Site da Compesa

Seca e ajustes no abastecimento na Região Metropolitana do Recife - O Estado de Pernambuco caminha para o oitavo ano consecutivo de seca. O fenômeno, antes restrito ao interior, ganha força na Região Metropolitana do Recife. Com registro de chuvas abaixo da média nos últimos 10 anos e com o calor intenso registrado nos últimos meses, mesmo antes da chegada do verão, a Compesa, após vários estudos técnicos e operacionais, decidiu realizar ajustes no abastecimento de áreas atendidas pelo Sistema Botafogo ( localidades da Zona Norte da RMR). O objetivo é preservar a Barragem de Botafogo, localizada no município de Igarassu, até o período de chuvas na região que se inicia em abril. As medidas serão apresentadas nesta tarde, ás 14h30, na sede da empresa, no bairro de Santo Amaro. Os entrevistados serão Rômulo Aurélio Souza, diretor Técnico e de Engenharia e Simone Albuquerque, diretora Regional Metropolitana, ambos da Compesa, e Patrice Oliveira, gerente de Meteorologia e Mudanças Climáticas da APAC.

Foto: Heudes Régis/SEI

Municípios pernambucanos com zero CVLI no ano
- Seis municípios e um distrito do Estado finalizaram 2018 sem registro de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), a maioria no Sertão. Além de Fernando de Noronha, não houve vítimas em Brejinho, Calumbi, Quixaba, Santa Cruz, Serrita (todos no Sertão) e em Salgadinho, no Agreste. Quando se considera apenas o mês de dezembro, 92 municípios e Fernando de Noronha não contabilizaram nenhum CVLI (veja lista no final do texto). Além dos municípios que não registraram CVLIs em 2018 e, portanto, reduziram esse tipo de crime em 100%, outras cidades destacaram-se com altos percentuais de queda nos homicídios. Bodocó, no Sertão, finalizou o ano com -86% em número de mortes violentas intencionais (de 14 em 2017 para 2 em 2018). Em João Alfredo, no Agreste, os CVLIs caíram de 12 para 2 (-83%). Os municípios que apresentaram queda de 80% de 2017 para 2018 foram: Cedro e Santa Terezinha, ambos saindo de 5 para 1 caso; e Jataúba e São Benedito do Sul, cada um passando de 10 para 2 vítimas de homicídio.


Prévia solidária com Nena Queiroga - No próximo dia 27, a partir das 11h, no bairro das Graças, em Recife, terá a festa "Bem dentro da Folia", uma prévia solidária que toda renda será revertida para o Projeto Sertânia sem Fome, que atualmente beneficia mais de 200 famílias em situação de vulnerabilidade do Sertão de Pernambuco. A festinha contará com as apresentações de Nena Queiroga, Maestro Spok, André Rio, Michelle Melo, Ed Carlos, Gustavo Travassos e muito mais. O evento acontecerá na AABB que fica localizada na Avenida Doutor Malaquias, 204. Os ingressos: R$ 40 (inteira) 180 (mesa para quatro pessoas), à venda no local ou pelos telefones (81) 3117.6090 / 99714-0213 (WhatsApp).