Deputados avaliam possibilidade de reforma da Previdência no governo Bolsonaro


A possibilidade de uma reforma da Previdência ser aprovada durante o governo Jair Bolsonaro foi abordada por parlamentares que acompanharam a posse do novo presidente da República. No seu discurso de posse, Bolsonaro destacou a necessidade de se fazer reformas estruturantes no País. O atual deputado e senador eleito Major Olimpio (PSL-SP) ressaltou que alterar as regras de aposentadoria é prioridade para a nova gestão. Ele informou que a partir de 1º de fevereiro, quando o Congresso retoma os trabalhos, o Executivo deve enviar seu pacote de propostas. “Essa reforma tem de acontecer. O governo não pode errar, e o Congresso, que decidirá o tema, não pode virar as costas para as necessidades da população”, afirmou Major Olimpio.

Por sua vez, o deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), integrante de partido que fará oposição ao governo Bolsonaro, disse que, se o projeto de reforma da Previdência que vier ao Congresso for igual ao do governo Temer, o texto será derrotado. “Agora, se a proposta vier para aperfeiçoar a Previdência, nós teremos a compreensão necessária, tudo dentro de patamares razoáveis”, ponderou. Conforme Pompeo de Mattos, a proposta defendida por Temer prejudicava os mais pobres.

Apoio - O deputado Arthur Oliveira Maia (DEM-BA), que já foi relator da matéria, propôs que se faça a reforma da Previdência de uma vez só, não de forma fatiada. Na opinião dele, é melhor pegar o projeto que já tramita na Câmara em vez de “reinventar a proposta e criar mais um desgate”. A reforma, conforme Oliveira Maia, tem de abordar cinco pontos: idade mínima; regra de transição; isonomia entre as áreas pública e privada; aposentadoria especial de professores e policiais; e setor rural. “Bolsonaro tem todas as condições para mobilizar o Congresso e fazer a reforma”, disse. O deputado Domingos Sávio (PSDB-MG) destacou que o partido do qual ele faz parte está orientado a ajudar Bolsonaro a fazer a reforma, a fim de gerar mais emprego e qualidade de vida.

*Reportagem – Noéli Nobre / Edição – Marcelo Oliveira - Agência Câmara Notícias

Postagens mais visitadas deste blog

Coluna do #PautaPolíticaPE

Paulo Câmara anuncia o segundo escalão do Governo de Pernambuco

Coluna do #BlogPautaPolítica

João Fernando Coutinho terá grupo político participando das eleições 2020 para prefeitura de Pesqueira

Grupo repudia tentativas de censura na Paixão de Cristo de Casa Amarela em Recife

Produção de petróleo e gás natural em 2018

2ª semana de janeiro tem superávit de US$ 1,766 bilhão na balança comercial brasileira

Silvio Costa Filho propõe criação de Frente Parlamentar em defesa do Pacto Federativo

Coluna do #PautaPolíticaPE

Paulo Câmara recebe senadores para debater projetos prioritários para Pernambuco