Festejos do Recife terão mais de duas mil apresentações distribuídas em 45 polos de Carnaval

Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

Samba e frevo se encontram no Recife este ano para celebrar o verdadeiro Carnaval de rua do País. O samba se faz presente na figura de Gerlane Lops e Belo Xis, os homenageados da festa, mas o folião também é protagonista do ciclo carnavalesco. A decoração da cidade estará repleta de ícones que remetem aos clássicos brincantes da Folia de Momo. O prefeito Geraldo Julio reuniu a equipe nesta quarta-feira (30) e detalhou, durante coletiva de imprensa, as informações sobre a estrutura, decoração e as atrações que vão animar os dias de Carnaval. A animação se desdobra por 45 polos, divididos em toda a capital. Na programação, o DNA dos artistas pernambucanos é predominante e representam 99% das mais de 2 mil apresentações, que vão levar alegria aos recifenses e visitantes.

O prefeito Geraldo Julio contou que toda a infraestrutura está sendo preparada para o folião, recifense e turista, fazer em 2019 o melhor Carnaval que o Recife já viu. "Toda a infraestrutura e os serviços já estão garantidos para o folião. São 2.700 apresentações em 45 polos diferentes, espalhados em toda a cidade. Montamos uma grade 99% pernambucana, valorizando a cultura do nosso Estado. Estamos organizando uma grande festa para o folião e nossa mensagem é que todos brinquem em paz e aproveitem o Carnaval do Recife", afirmou Geraldo.

O prefeito ressaltou ainda o incremento do trade turístico durante o Carnaval. "A ocupação hoteleira indica que o Recife vai receber muitos turistas, o que vai resultar em aumento de renda para a cidade. É um incremento financeiro não só na economia da cultura, mas na economia do turismo. O Carnaval estimula quem trabalha nos hotéis, com transportes, com segurança ou limpeza. São oportunidades de emprego sendo geradas nesta época", acrescentou.

E, na capital pernambucana, a festa já começou. Teve início nessa terça (29), uma programação quase diária de prévias carnavalescas, que incluem acertos de marcha, Terças Negras Especiais de Carnaval e ensaios de maracatu. Ao todo, serão mais de 40 atividades que colocarão o recifense e os turistas em contato com o que há de mais genuíno na cultura da cidade.

Durante os quatro dias de Momo, passarão pelos palcos artistas da terra como Spok, Maestro Forró, Antúlio Madureira, Nena Queiroga, Almir Rouche, Almério e André Rio. Ainda se integram à folia, nomes nacionais como Baiana System, Monobloco, Alcione, Fafá de Belém, Paralamas do Sucesso, Gaby Amarantos, Jorge Aragão, Natiruts e Leci Brandão. De volta aos palcos, a banda Cordel do Fogo Encantado promete agitar o público do Marco Zero, na segunda de Carnaval (4).

Para vestir a cidade e entrar no clima da festa, a Prefeitura inovou e assumiu integralmente, pela primeira vez, a decoração momesca. Após mais de uma década de bons serviços prestados à cidade do Recife, o arquiteto Carlos Augusto Lira se despede do ciclo carnavalesco para dar espaço aos novos talentos e o desafio foi assumido pela Gerência Geral de Arquitetura e Engenharia da Fundação de Cultura Cidade do Recife e pela Diretoria Executiva de Comunicação Institucional.

Para o desafio, o time vai reverenciar o folião e o amor pelo Carnaval com uma paleta de cores quentes e vibrantes, repletas de texturas criadas especialmente para a festa. Entre as novidades, todas as pontes de acesso ao Bairro do Recife ganharão pórticos com volumetria e serão dedicadas às sonoridades que fazem o caldeirão de ritmos da maior festa do Recife.

"Pela primeira vez em muitos anos, assumiremos integralmente o projeto de decoração da festa, que coloca o folião, sua alegria, sua criatividade e as muitas personalidades que ele assume para curtir a festa, como protagonistas das peças, que contarão com elementos 3D e serão quase que exclusivamente aéreas, para abrir alas para o público usufruir das ruas da cidade. Serão utilizadas mais de 100 figuras", explicou Diego.

Com foco no tradicional carnaval recifense, a programação da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer durante o mês de fevereiro vai percorrer o circuito de agremiações e vivenciar importantes pontos históricos da nossa folia. Segundo a titular da pasta, Ana Paula Vilaça, os números indicam uma ocupação hoteleira acima de 95%. "Toda a cadeia produtiva do turismo ganha com isso, hoteis, bares, restaurantes, os taxistas. Então, a gente promete uma festa com uma movimentação econômica muito grande na nossa cidade", contou Ana Paula.

Presente no cotidiano da cidade desde o início do século 20, o samba se funde ao frevo e ganha protagonismo no Carnaval 2019. Para quem dedicou a vida ao ritmo, a homenagem este ano veio carregada de emoção. Com 45 anos de carreira, Belo Xis agradeceu a homenagem e se comprometeu a alegrar os foliões. "Pensava que já tinha atingido o ápice da minha alegria, mas estava errado. Agora sim, estou completo. É uma emoção que não sei nem como explicar. É uma responsabilidade muito grande, mas é uma felicidade enorme também", afirmou. Para Gerlane Lops, samba e frevo são ritmos irmãos. "Vamos mostrar isso na abertura do Carnaval. Podem contar com muita alegria, frevo e samba. Todo mundo junto", contou a cantora, que está nos preparativos para participar da abertura da festa.

Fonte: PCR