Frente de Luta pelo Transporte Público mobiliza ato e promete ir à Justiça contra aumento das passagens

Foto: Divulgação/Internet

A Frente de Luta pelo Transporte Público (FLTP) pretende realizar ato nesta próxima quinta-feira (24) na área central do Recife para repudiar a tentativa de aumento no preço da passagem de ônibus e denunciar que conselheiros não tiveram oportunidade de apresentar propostas ao CSTM. Segundo a Frente, "a equipe da Secretaria das Cidades e a direção do Consórcio Grande Recife mal tomaram posse e já convocaram uma reunião do Conselho Superior de Transporte Metropolitano para a próxima sexta-feiro, a pedido da URBANA-PE".

De acordo com a FLTP, "o desejo da URBANA-PE em aumentar o valor atual da tarifa do ônibus em 16%, muito acima da inflação e do IPCA, eleva o preço do Anel A para R$ 3,70 e do Anel B para R$ 5,10. As empresas alegam “déficit”, mas não apresentam os dados relativos aos seus lucros com a operação e nem são revelados os aportes financeiros que o Estado já faz para o Sistema". 

O movimento ainda comenta "o que nos choca, mas não nos estranha, é o fato da URBANA ter enviado uma proposta de reajuste na órbita de 16% para o Secretário das Cidades e no mesmo dia todos os Conselheiros já haviam sido convocados para a reunião do CSTM. Todavia, não foi oportunizado aos Conselheiros, representantes da sociedade civil, apresentarem propostas para o encontro, tais como, paridade no órgão, tarifa única (bandeira do Governador) e aumento zero, definidas na última Conferência Metropolitana de Transportes".

"Vale ressaltar que nos anos de 2015, 2016 e 2017, os aumentos na tarifa do ônibus foram muito acima do índice de inflação, do IPCA e do IGPM. Não há argumento que justifique qualquer proposta de aumento, ainda mais no primeiro dia de funcionamento do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), sem os conselheiros sequer terem tomado posse", afirma o grupo.

A Frente promete "tomaremos todas as medidas necessárias, com o ajuizamento de ações judiciais para que seja garantido nosso direito de apresentar a proposta de aumento zero ao Conselho Superior de Transporte Metropolitano".

Postagens mais visitadas deste blog

Reitora da UFRPE e secretário de Educação realizam reunião sobre creche escola em Dois Irmãos

TCE alerta DER para irregularidades na execução de contrato da BR-101

Rodrigo Coutinho inicia reuniões da Comissão Especial do Plano Diretor do Recife na Câmara

Coluna do #PautaPolíticaPE

Taekwondo: Letícia Teixeira viaja para São Paulo através do Passaporte Esportivo

Coluna do #PautaPolíticaPE

Coluna do #PautaPolíticaPE

Morre motorista conhecido por decorar ônibus nas datas festivas no Recife

Wanderson Florêncio defende parque na Zona Sul do Recife e enfrenta protestos

Após polêmica, Comissão de Cidadania define Juntas na presidência