Muito frevo e alegria na chegada dos navios Marco Polo e Costa Luminosa no Porto do Recife

Foto: Divulgação

Alegria, colorido e animação. Esses foram os ingredientes que o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer e da Empetur, levou para o desembarque de turistas no Porto do Recife. Depois do navio Crystal Cruises, no sábado, mais duas embarcações chegaram na manhã desta segunda-feira (21). A primeira, o navio Marco Polo, atracou por volta das 6h, trazendo 1.045 pessoas, entre passageiros e tripulantes. A outra foi o navio Costa Luminosa, que chegou às 8h, com 2.707 pessoas a bordo. O próximo a atracar no Recife será o Sirena, no dia 7 de fevereiro. A festa começou logo na descida dos navios, com orquestra e passistas de frevo, levando animação para os visitantes. Dentro do Terminal de Passageiros, mais folia, com personagens do Carnaval do Estado e muito maracatu, convidando os que chegavam a tirar fotos nos painéis montados no hall. Fernando de Noronha, Recife, Olinda e Petrolândia (com suas praias fluviais) eram os destinos retratados.

O salão do terminal estava todo ambientado com fitilhos e símbolos da folia de Momo, a exemplo da sombrinha de frevo. Um lounge decorado com móveis rústicos (pufes em sisal e mesinhas em madeira) oferecia totens para carregamento de celulares. “O Governo do Estado preparou essa recepção aos turistas, recebendo-os com algumas das expressões do nosso Carnaval, fazendo jus à hospitalidade do nosso povo e numa demonstração do apreço e do carinho que temos aos turistas. Isso é algo positivo e a gente precisa incentivar para que eles voltem aqui, para que conheçam Pernambuco, conheçam mais do Recife, do nosso litoral e do nosso interior. É um dia de felicidade, hoje recebemos dois navios, que juntos trazem cerca de 3 mil visitantes para nosso Estado. Isso é excelente para o Pernambuco, para a população, gerando emprego e renda para o povo”, comenta o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes.

A Temporada de Cruzeiros é responsável por garantir um incremento importante para a alta temporada do turismo em Pernambuco. E a avaliação positiva dos turistas em relação ao Estado reforça a importância das ações voltadas para o público de origem marítima. A mais recente pesquisa da Empetur, realizada nos meses de novembro e dezembro de 2018 (primeiros navios da temporada), revela que o gasto médio dos turistas que desembarcaram foi de R$ 238,15 (com tempo em terra médio de 4,5 horas). Com relação aos atrativos pernambucanos classificados como “Bom e Ótimo” pelos visitantes entrevistados destacam-se a hospitalidade do povo (97,7%), o patrimônio histórico/cultural (84,2%), os atrativos naturais (90,8%) e às informações turísticas (96%).

“O terminal de passageiros de Recife foi concebido e construído com o propósito de recepcionar o turista, causando uma boa impressão e fazendo com que eles voltem ao Estado. Pernambuco inicia uma nova fase de governo com olhar focado no turismo e nada mais importante do que o crescimento e incremento dos cruzeiros marítimos. No momento, temos uma grande expectativa grande de interação com a Secretaria de Turismo do Estado, Secretaria de Defesa Social, Empetur, Secretaria de Turismo da Prefeitura do Recife, CIATUR, CTTU e a Guarda Municipal para receber o turista da melhor forma possível”, pontua o presidente do Porto do Recife, Carlos Vilar.

Postagens mais visitadas deste blog

Reitora da UFRPE e secretário de Educação realizam reunião sobre creche escola em Dois Irmãos

TCE alerta DER para irregularidades na execução de contrato da BR-101

Rodrigo Coutinho inicia reuniões da Comissão Especial do Plano Diretor do Recife na Câmara

Coluna do #PautaPolíticaPE

Taekwondo: Letícia Teixeira viaja para São Paulo através do Passaporte Esportivo

Coluna do #PautaPolíticaPE

Coluna do #PautaPolíticaPE

Morre motorista conhecido por decorar ônibus nas datas festivas no Recife

Wanderson Florêncio defende parque na Zona Sul do Recife e enfrenta protestos

Após polêmica, Comissão de Cidadania define Juntas na presidência