Projeto cria Espaço Infantil Noturno em Recife


Que tal a cidade do Recife criar espaços infantis noturnos para abrigar filhos de pais que trabalham à noite? A proposta do vereador Ivan Moraes (PSOL) está tramitando nas comissões temáticas da Câmara do Recife através do PLO 175/2018 e atende, segundo o autor, as diretrizes do Plano Nacional da Primeira Infância (PNPI), do Marco Legal da Primeira Infância.

O projeto em questão atenderia crianças de famílias que trabalham ou desempenham atividades acadêmicas comprovadas no horário noturno, atendendo crianças de seis meses a cinco anos e onze meses incompletos. “O projeto detalha cuidadosamente como deverá ser feita a aplicação da medida, caso venha a se tornar lei”.

Na justificativa, Ivan Moraes alega que o PLO pretende atender a população recifense dando suporte aos responsáveis por crianças na primeira infância e que necessitam desse apoio no horário noturno. “O espaço noturno não substitui a escolarização das crianças que estejam matriculadas nos turnos manhã ou tarde.”

O vereador alega ainda que o trabalho noturno dos responsáveis é um dos principais motivos para evasão escolar de filhos de jovens que se tornam pais muito cedo e não têm onde deixar os filhos. “Quase sempre necessitam trabalhar ou estudar no período noturno”.