Carnaval de Olinda 2019:”A Fantasia é Você”

Foto: Arquimedes Santos/SECOM

O tradicional Carnaval de Olinda, conhecido pelas cores, agremiações, alegria e criatividade, este ano vai reverenciar o universo imaginativo do folião. Com o tema “Carnaval de Olinda 2019: A Fantasia é Você“, a proposta é um convite aos brincantes a curtir a fantasia e o sonho de ser quem quiser durante os dias de festa nas ladeiras, ruas e praças na Cidade Patrimônio. A atmosfera do invencionismo será percebida pelos foliões nos quatro cantos da cidade. Isso porque a decoração deste ano vai trazer artes e símbolos de algumas fantasias, como bonecos vestidos de anjos, sereia, caveira mexicana, super heróis, piratas, passistas, arlequins e princesa.

A coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (05.02) na Prefeitura de Olinda apresentou tema, marca, programação da abertura e polos do Carnaval de Olinda 2019. O evento contou com muita música e orquestra de frevo, além da apresentação do jingle do Carnaval de Olinda 2019 elaborado pelo cantor e compositor Rogério Rangel. Estavam presentes na coletiva o prefeito Professor Lupércio, o vice-prefeito, Márcio Botelho, a secretária de Comunicação, Patrícia Cunha, o secretário de Patrimônio, Cultura e Turismo, João Luiz, além de contar com a presença dos demais secretários, executivos e diretores da cidade.

“Nós, no ano passado, recebemos mais de 74 nacionalidades de foliões e cerca de 3 milhões de pessoas brincaram o Carnaval na cidade, e este ano, queremos superar estes números. O tema de 2019 tem objetivo de trazer o destaque para quem brinca o Carnaval de ser o próprio personagem da festa mais democrática do mundo, pois a Fantasia é você mesmo”, destacou o prefeito, professor Lupércio.

“Este ano, vamos reduzir de 13 para oito polos principais. O principal motivo foi resultado de pesquisas realizadas no Carnaval do ano passado, em que os foliões preferiram brincar mais nas ruas e ladeiras do que em palcos. A nossa ideia é trazer os brincantes e turistas para acompanhar de perto os quase 1,8 mil blocos e troças, cerca de 300 a mais que em 2018, que vão desfilar pelas ruas da cidade”, ressaltou o secretário de Patrimônio, Cultura e Turismo, João Luiz.

As grandes novidades do Carnaval 2019 são as apresentações de Alceu Valença, com participação de Elba Ramalho, na abertura da festa, na Praça do Carmo, no dia 28 de fevereiro. Além do arrastão do Frevo, onde o cortejo com passistas, orquestras e bonecos gigantes sairão da Prefeitura de Olinda em direção ao Palco da Praça do Carmo. Os demais serviços de saúde, segurança e trânsito, programação completa dos polos e do encerramento e homenageados serão apresentados em outra coletiva prevista para penúltima semana de fevereiro.

PROGRAMAÇÃO DA ABERTURA (28.02)

– 17h: Arrastão do Frevo: Orquestra de Frevo com 35 músicos, Bonecos Gigantes e Passistas saindo da Prefeitura de Olinda (Palácio dos Governadores) até a Praça do Carmo;
– 19h30: Grupo Bongar convida Silvério Pessoa e o Clube Carnavalesco de Alegoria e Crítica O Homem da Meia-Noite;
– 21h: Quinteto Violado convida Charles Theone e Maracatu Nação Pernambuco (comemora 30 anos de história);
– 23h: Alceu Valença convida Elba Ramalho;

POLOS

– Polo Carmo
– Polo Fortim
– Polo Varadouro
– Polo Guadalupe
– Polo Xambá
– Polo Rio Doce
– Polo Alto da Sé
– Polo Infantil

Fonte: SECOM/PMO