UFRPE e Prefeitura do Recife inauguram CEMEI Ariano Suassuna nesta sexta (24)

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e a Prefeitura da Cidade do Recife realizam, na próxima sexta-feira (24/05), a partir das 15h, a solenidade de inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Ariano Vilar Suassuna, localizado no bairro de Dois Irmãos. O espaço é fruto de uma parceria interinstitucional iniciada em 2008 e formalizada em 2010, entre UFRPE e Prefeitura. O novo equipamento busca atender a demanda histórica das comunidades do entorno e da universidade.

Participam da cerimônia de inauguração a reitora da UFRPE, Maria José de Sena; o prefeito do Recife, Geraldo Júlio; o secretário de Educação do Recife, Bernardo D’Almeida, além de gestores, educadores, estudantes, representantes das comunidades locais, entre outras pessoas. A comunidade universitária da UFRPE é convidada a participar da ocasião.

O CEMEI Ariano Suassuna foi construído num terreno cedido pela UFRPE, que fica próximo à Biblioteca Central da universidade. A Prefeitura foi a responsável pela execução da obra e pela contratação das equipes pedagógica e administrativa. A UFRPE, por meio de seus departamentos acadêmicos, vai contribuir no processo de gestão e, ao mesmo tempo, utilizar do espaço para a realização de projetos ensino, pesquisa e extensão.

As instalações físicas foram concluídas há cerca de dois meses. Desde então, foram realizadas, por parte da Prefeitura do Recife, a aquisição e implantação da mobília e de equipamentos, além da contratação dos profissionais das equipes de trabalho. Na semana passada, com a instalação de uma subestação de energia elétrica por parte da Celpe, o prédio passou a ter condições de funcionamento e será entregue à comunidade nesta sexta (24/05).

A previsão é de que o centro de educação infantil oferte cerca de 100 vagas quando estiver em pleno funcionamento, sendo disponibilizadas 50% das vagas para a comunidade universitária da UFRPE e outros 50% para as comunidades do Sítio dos Pintos, Sítio São Braz, Córrego da Fortuna, entre outras vinculadas ao bairro de Dois Irmãos. A Prefeitura do Recife ficará responsável pela seleção das crianças das comunidades do entorno, e a UFRPE pela indicação dos meninos e meninas da comunidade universitária.

Em 2019, serão atendidas crianças de 1 a 3 anos. A partir de 2020, crianças de 4 e 5 anos também terão o direito ao novo espaço de educação infantil. Nesse primeiro momento, a UFRPE indicará 30 meninos e meninas para o novo centro de educação infantil. Serão filhos e filhas de estudantes, professores e servidores técnico-administrativos.

A fim de estabelecer os critérios para a escolha das crianças atendidas e, também, para iniciar os trabalhos referentes à participação da UFRPE na gestão compartilhada da CMEI Ariano Suassuna, a reitora Maria José de Sena convocou uma reunião, nesta quarta-feira (22/05), com a participação de representantes do curso de Licenciatura em Pedagogia, Ciências do Consumo, do Núcleo em Investigação em Neuropsicologia, Afetividade, Aprendizagem e Primeira Infância (Ninapi), do Núcleo de Relações Institucionais e Convênios (Nuric) e do Coletivo Mulheres da UFRPE. Uma comissão feita por docentes, estudantes e técnicos da UFRPE ficou responsável por pensar os critérios de seleção e começar a articulação institucional com a equipe técnica da CMEI e da Secretaria de Educação.

Compõem a comissão as professoras Maria Jaqueline Carvalho (Lic. Pedagogia), Ana Catarina dos Santos Pereira Cabral (Lic. Pedagogia), Emmanuelle Christine Chaves da Silva (NINAPI/DED), Pompéia Villachan Lyra (NINAPI/DED), Maité Kulesza (Coletivo Mulheres da UFRPE/DM), Joseana Maria Saraiva (DCD), a estudante Luiza Cardina (Coletivo Mulheres da UFRPE) e o diretor do Nuric, Dalton Araújo. 


Fonte: Ascom UFRPE