Padre Severino toma posse como pároco de São Lucas e vigário episcopal de Olinda


Nesta segunda-feira (29/07), a Paróquia São Lucas, no bairro de Ouro Preto, em Olinda, recebeu um amigo querido para a missão pastoral. O padre José Severino da Silva volta a ser pároco de São Lucas, em substituição a frei Paulo, que saiu para servir em sua congregação de origem.

Dom Fernando presidiu a missa de posse, que foi concelebrada pelos vigários episcopais da Arquidiocese e outros representantes do clero. O novo pároco fica à frente também do Vicariato Olinda, já que o Monsenhor Albérico precisa se dedicar mais intensamente à organização do Congresso Eucarístico Nacional de 2020.

O arcebispo afirmou ser normal que os fiéis estranhem e até não gostem desse tipo de trocas nas paróquias, pois a convivência está sempre próxima do amor e do bem-querer, mas as mudanças são necessárias e trarão bons frutos para a Arquidiocese. “É pela obediência, caridade e respeito mútuo que vamos experimentar a graça de sermos discípulos e discípulas de Jesus, vivendo o verdadeiro espírito de comunidade de fé, que se ama, buscando trilhar sempre os caminhos do Senhor”, disse dom Fernando na homilia.

Muita gente foi prestigiar a noite histórica. A matriz de São Lucas estava cheia de fiéis, vindos das paróquias do Vicariato Olinda e das paróquias por onde padre Severino passou, em 22 anos de sacerdócio. Todos queriam ver o juramento de fidelidade, a profissão de fé e a renovação dos votos sacerdotais, numa verdadeira demonstração de admiração e apoio à nova missão do padre, que é também vice-reitor do Seminário Maior da Arquidiocese. Com tantas funções, o arcebispo anunciou que providenciará um vigário para ajudar o padre Severino na administração da paróquia.

Na nova caminhada, ficarão sob a responsabilidade de padre Severino a igreja matriz de São Lucas e as capelas de São Pedro e São Paulo, Nossa Senhora Aparecida, Ressurreição e Jesus Mestre. Além disso, enquanto vigário episcopal, o padre vai organizar e animar as 14paróquias que compõem o Vicariato Olinda.

“Trabalharei com afinco para não decepcionar o povo de Deus nem o senhor, dom Fernando”, disse o novo pároco ao arcebispo. “Serei tão obediente e fiel à Arquidiocese que é como se o senhor mesmo fosse, de novo, o pároco de São Lucas”, afirmou. Padre Severino usou a expressão “de novo” porque dom Fernando foi pároco de São Lucas no final dos anos 90, até ser nomeado bispo auxiliar de Olinda e Recife, em 2000.

Com muita alegria e humildade, padre Severino recebeu a chave da Paróquia e comemorou o início da caminhada com a comunidade presente.

Pascom AOR